Era dia 5 de Novembro e a Polícia Judiciária de Leiria esperava-nos. Com uma sexta-feira livre de aulas, fomos até lá alargar o nosso conhecimento. Fomos recebidas pelo Senhor Manuel Melro que fez questão de nos esclarecer todas as dúvidas e de responder a todas as nossas perguntas e, inclusivé, de acrescentar o que achasse necessário. Ainda nos mostrou as instalações e algum material próprio da Polícia Judiciária.
A polícia deve ter medo, nem que seja para pensar na forma de enfrentar as situações/crimes.
Manuel Melro, PJ há 31 anos.
Por motivos de força maior, a Andreia não nos pôde acompanhar mas transmitir-lhe-emos todo o conhecimento adquirido.
Já te imaginas-te a resolver um crime? A coleccionar as provas do local do crime e a interligá-las? A entrevistar as testemunhas e os suspeitos?
Nós queremos dar-te essa oportunidade! Esse é o nosso projecto.
O nosso projecto consiste em familiarizar-te com asCiências Forenses & Criminologia, completando com a transição entre a ficção e a realidade. Deste modo, vamos trazer estas ciências até vocês, através de actividades ao longo do ano que vos colocarão mais perto de serem o próximo CSI.
Era tempo de partir rumo ao Porto para desvendar um crime.
Fomos os cientistas e investigadores principais, com direito a dormida no Museu.
O culpado foi apanhado e o caso foi arquivado, graças aos grupos de cientistas do Colégio de S. Miguel - Fátima, do Colégio S. Gonçalo - Amarante e da Escola Secundária da Covilhã.
Adiciona-se dois quilos de Fashion Tv, a meio quilo de America’s Next Top Model,polvilhando-se deSkins qb. Mexe-se tudo, e vai-se juntado, simultaneamente, after-partys, fashion people, e gossip girl, até ficar uma massa bem consistente. Vai ao forno. A Ana ferve em pouca água, por isso não é necessária uma temperatura muito alta para cozer bem. Se houvesse cobertura Gucci, Prada ou Balenciaga, era com isso que ela era coberta. Para finalizar, decorar com pepitas com o charme de Matt Lanter, com o estilo da Victoria Beckhame com a espontaneidadedaKate Moss. Enquanto se delicia com tamanha sobremesa, aproveita para fazer compras, ir ao cinema e estar com os amigos.
Ana Maria Carvalho
É aquela pessoa que transparece segurança e nada de banalidades. É de êxitos e vitórias e, nunca de derrotas. Toda ela é um turbilhão de emoções; um salpicar de qualidades, ideias e inovações. É tal e qual o óleo quente de uma frigideira, onde quando colocamos as batatas para fritar e não temos avental corremos o risco de estragar a roupa. A Ana é assim. Mas não nos estraga "a roupa". Prefere mexer com as nossas emoções, tal e qual o seu Sporting. Salpica as nossas vidas de originalidade, rebeldia, irreverência e muito rock por isso mesmo vê e revê o Into the wild e idolatra o Dave Grohl. É a batata-frita da nossa frigideira que não consegue dizer que não a uma disputa de karaté ou a uns êxitos dos lendários Beatles.
Andreia da Silva
A sua fonte de energia não é o petróleo, não são as vitaminas, nem um bom pequeno-almoço. Falamos, claro, do COD, Carla Bruni, José Rodrigues dos Santos e Dan Brown. Claro que existem outro tipo de pilhas que alimentam a sua loucura de manhã à noite, FCP (bem que tentámos não colocar isto aqui por termos a noção que iríamos perder visitas, mas ela não nos deu alternativa), Christopher Nolan e Flashforward. Quando ligada à bateria (metaforicamente, o seu sofá) lê muito e com muita variedade, desde BD do Tio Patinhas, à Vogue, e não se cansa de admirar o Abraham Lincoln. Estudos demonstram que se a ligarmos ainda ao filme Inception, aos inesquecíveis Nirvana e ao Tom Hanks a bateria dura para mais tempo.
Cindy Vieira
Digamos que a Cindy não teve o melhor crescimento. Talvez por o adubo escolhido não ter sido o melhor. Pois, começa por Ben e acaba em fica, o seu Glorioso. No entanto, os 1.52m que tem deve-se, principalmente, ao facto de ser escuteira (há 12 anos). Ela acha que cresce mais se fizer voluntariado, for a Taizé e admirar o José Rodrigues dos Santos e a sua tia maravilhosa. Mas todos sabemos que não será muito possível visto ela detestar leite. Cindy, todos sabemos que não hás-de passar do 1.55m. Nunca atingirás os ombros do Simão Sabrosa, lamentamos ser tão violentas. Mas sabemos que gostas da verdade. Mas também sabes que as tuas pestanas, os escuteirinhos, o teu mimi, a tua família e o teu irmão estrela de futebol vão estar sempre lá para te apoiar, na altura ou na baixisse, até que pronto, algo vos separe.
Não vos queremos entediar de frases feitas, longas, complexas e aborrecidas. Frases tão gastas de serem usadas que já não interessam nem a Aristóteles. Chega de repetições, plágios, replicações… Não! Queremosinovar,reinventar,melhorar, destacar. Queremos que tu, ele e elas leiam isto, queremos que se interessem, queopinem, que nosvisitemmas, acima de tudo, que se divirtam com o nosso projecto.
Talvez já seja pedir de mais, mas queremos apaixonar, enfeitiçar, queremos um produto contornado de boas energias, de escolhas acertadas e de doces sangrias.
Apesar de querermos um projecto assim, todos temos a noção de que o mundo não é perfeito, de que as pessoas têm os seus defeitos e que por vezes cegam por diversos motivos.
Crimes. Mortes. Assassinos. Inocentes. As pessoas queremjustiça; a ciênciadescobrejustiça. E nós queremos descobrir esta ciência.