Provas do crime ou testemunhas? Quem diz a verdade?

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fim

Hoje, dia 12 de Maio, acaba oficialmente o tempo dedicado à disciplina de Área de Projecto e ao nosso projecto sobre Ciência Forenses. 

A nossa apresentação a todo o secundário foi no passado dia 5 de Maio e correu como o previsto, a plateia manteve-se interessada e com vontade de saber sempre mais.

Queremos agradecer a todas as pessoas que contribuíram de forma directa ou indirectamente para o sucesso do nosso projecto, assim como quem seguiu este blogue pois sem elas o nosso projecto não tinha sido concluído com tamanho sucesso. A todas todas elas um muito obrigado.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CSI por um dia !

A actividade CSI por um dia! foi concretizada com muito sucesso. Contámos com 23 participações de alunos de todas as turmas de Ciências e Tecnologias do 11º ano. O interesse foi constante durante toda a resolução do crime e os nossos investigadores foram sempre muito perspicazes  e o caso foi arquivado, sendo descoberto o criminoso.
Obrigada a todos pela participação!
A tua participação foi indispensável! 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Experiências Laboratoriais

Como prometido anteriormente, aqui fica um filme com as experiências que o grupo se aventurou a fazer nos laboratórios de química. Algumas das quais serão realizadas com os alunos na semana cultural.


quinta-feira, 3 de março de 2011

Cena do Crime em Acção !

Hoje, na aula de Área de Projecto, fomos encenar o crime que os alunos do 11º ano irão resolver. Com sangue, armas e violência à mistura, demos de caras com a Cindy morta num dos jardins do Colégio. Filmámos tudo quanto pudemos e, brevemente esse filme irá desencadear a investigação que os nossos colegas levarão a cabo. Esperamos que se vão preparando, há pistas para descobrir e um criminoso para apanhar ! 

Palestra com Polícia Científica

Ontem realizou-se a tão espera palestra com a presenta da Doutora Algina Monteiro, responsável pela área da criminalística dos laboratórios da Polícia Científica. A palestra contou com a presença das turmas de Ciências e Tecnologias do 11º e 12º anos e dos respectivos professores.
A atenção e o interesse manifestado pelos nossos colegas foi geral e, ainda deu para algumas gargalhadas aquando o desenlace de alguns crimes, dados a conhecer pela nossa oradora. 
Para o grupo a palestra também nos auxiliou a compreender outras áreas forenses que são tratadas pela Polícia Científica. 

Um sincero obrigado à Polícia Científica e, em especial, à Doutora Algina Monteiro, por se ter mostrado interessada e empenhada no nosso projecto.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CSI por um dia !

Palestra com Polícia Científica

Na próxima quarta-feira, dia 2 de Março, levaremos a cabo uma Palestra com a Doutora Algina Monteiro, chefe do Departamento de Polícia Científica de Lisboa, dirigida aos alunos de Ciências e Tecnologias do 11º e 12º anos. A hora de início será por volta das 14.10h, e o tema da palestra será baseado nas Ciências Forenses. 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Relógio da Morte no Laboratório

           Já com vista ao nosso projecto prático, estamos a preparar uma actividade laboratorial para os alunos do 5º ano. A actividade tem como nome "Conhece a tua impressão digital" e, como o nome indica, consiste em mostrar aos nossos colegas mais novos que todos temos uma impressão digital diferente.
Deste modo, foi necessário que nos dirigíssemos ao laboratório durante a nossa aula de AP para testar a veracidade do protocolo experimental. A experiência foi um sucesso, tanto para nós, como para os alunos que estavam em aula de química.
          Em breve, teremos um vídeo sobre as nossas experiências ao laboratório. Hoje, ficam com uma fotografia da nossa bancada, incrivelmente limpa e arrumada... ou não!

Grandes Criminosos Portugueses

Esta rubrica funcionará para dar a conhecer os maiores criminosos da história de Portugal. Esta semana, fomos dar de caras com o maior burlão de todos os tempos: Alves dos Reis!






  Artur Virgílio Alves dos Reis (Lisboa, 3 de Setembro de 1898 — 9 de Julho de 1955) foi certamente o maior burlão da história portuguesa e possivelmente um dos maiores do Mundo.
Durante o tempo de prisão Alves dos Reis concebeu o seu plano mais ousado. Em 1924, este contactou vários cúmplices, dando início a um processo de falsificação de documentos, entre os quais um contrato ligado à impressão das novas notas. Com toda esta fraude gigantesca, Reis pretendia fundar o Banco Angola e Metrópole, para investir em Angola e, posteriormente, tentar controlar a maioria das acções do Banco de Portugal, de forma a cobrir as falsificações e abafar qualquer investigação, situação que esteve prestes a conseguir.
Porém, a burla foi publicamente revelada a 5 de Dezembro de 1925 nas páginas de um jornal que descobriu a fraude. Alves dos Reis foi assim preso a 6 de Dezembro de 1925, quando se encontrava a bordo do Adolph Woerman, ao regressar de Angola. Surpreendentemente tinha apenas 28 anos nesse momento.
Foi libertado a Maio de 1945, e mesmo depois da maior fraude da história portuguesa, voltou a reincidir.  A 12 de Fevereiro de 1952, burlou em 60 mil escudos (299.27 euros) um negociante de Lisboa, ao prometer-lhe 6 400 arrobas de café angolano, inexistentes. Em 1955 foi condenado a quatro anos de prisão, pena que não chegou a cumprir, pois morreu de ataque cardíaco a 9 de Junho de 1955, na pobreza.

Em 2000 a história de Alves dos Reis foi adaptada para a televisão por Francisco Moita Flores e apresentada como mini-série pela RTP.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Áreas das Ciências Forenses

As Ciências forenses são um grupo de diversas áreas que convergem para um mesmo fim – resolução de homicídios, suicídios, mortes súbitas, acidentais, de causa indeterminada.
A Criminologia é a ciência que procura encontrar explicações para fenómenos criminais.

O grande avanço destas ciências tem permitido condenar um número cada vez maior de criminosos!

Algumas áreas que fazem parte das Ciências Forenses:

Tanatologia Forense - parte do exame do local, da informação acerca das circunstân-cias da morte, e atendendo aos dados da autópsia procura identificar o cadáver, o mecanismo e a causa da morte e o diagnóstico diferencial médico-legal (acidente, sui-cídio, homicídio ou morte de causa natural);

Biologia e Genética Forense - analisam amostras de sangue, de sémen, de pêlos e cabelos suspeitos, identificando parentescos, corpos ou fragmentos destes;
 
Lofoscopia - visa identificar indivíduos através das impressões das pontas dos dedos, das palmas da mão e das plantas dos pés;

Balística Forense - estuda o movimento dos corpos lançados e a análise do impacto das balas. Ajuda na identificação de uma arma, na distância e na direcção do tiro e no descobrir do local de onde a arma foi disparada;

Entomologia Forense - é o estudo dos insectos, ácaros e outros artrópodes associados. Os insectos podem indicar se, o corpo foi movido para um segundo local depois da morte, ou se o corpo foi em algum momento tocado por animais ou pelo assassino que voltou à cena do crime;


Toxicologia Forense - identifica e quantifica as intoxicações, os venenos que as produzem, os sintomas causados e os seus efeitos no meio onde foram colocados, a sua cura e os seus métodos de análise;

Química Forense - realiza diversas análises químicas, bioquímicas e toxicológicas a pistas, que podem estar relacionadas com o crime, para ajudar a compreender a cena do crime;

   Antropologia Forense - aplicada para a recuperação e a identificação de corpos em adiantado estado de decomposição no sentido de determinar a identidade de um indivíduo, assim como a da data, a causa e as circunstâncias da sua morte;

Medicina Dentária Forense - ajuda na identificação do cadáver com base na sua dentição (dentes são de leite ou definitivos, o número de dentes e a alteração destes, existência da cáries e/ou de tratamentos com amálgamas, coroas, pontes, próteses fixas ou amovíveis) e a esclarecer    se houve ou não mordidelas;

Asfixiologia Forense - estuda as asfixias por gases, enforcamento, estrangulamento, soterramento, etc.;
Psicologia e Psiquiatria Forense - estuda o comportamento do criminoso, construindo o seu percurso de vida e todos os processos psicológicos que o possam ter conduzido à criminalidade - as causas das desordens, sejam elas mentais e/ou comportamentais - para que possa ser aplicada uma pena justa.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

3ª Saída de Campo - Insituto de Medicina Legal de Lisboa


Chegou o dia. O dia pelo qual tanto ansiámos. Íamos a Lisboa, ao Instituto Nacional de Medicina Legal a fim de saber mais sobre o mundo da investigação forense.

Foi-nos apresentada uma mini-palestra sobre a história da medicina legal e o funcionamento do instituto. Após a apresentação, seguiu-se uma visita ao museu de medicina legal, onde pudemos conhecer vários dos crimes mais famosos que ocorreram no nosso país. Excepcionalmente, tivemos oportunidade de visitar os laboratórios de toxicologia, onde nos debatemos com tamanha organização e precisão.

Mais detalhes da nossa saída de campo: